Search
Close this search box.

Em uma pandemia não se põe à prova apenas a estrutura do sistema de saúde, mas também como é tratada a vida das pessoas, tanto das que são cuidadas, como das que fazem o cuidado.

Iniciando este debate, destacamos a prefeitura de Belém, que continua tratando o sistema de saúde municipal, assim como  faz há vários anos, com irresponsabilidade, amadorismo e sucateamento dos equipamentos, além da não valorização de seus funcionários, que não têm reajuste salarial, já que o salário mínino, que é a base de cálculo da remuneração, está abaixo do salário mínimo nacional vigente.

E quando pensamos que não pode piorar, os servidores são postos à prova a cada dia de trabalho, seja pela falta de EPIs, seja pela falta de insumos, seja pela carga de trabalho que acumulam, haja vista o afastamento de muitos trabalhadores, que já vinham adoentados e que precisaram estar em quarentena domiciliar por serem do grupo de risco, como hipertens@s, diabetic@s e muit@s que ainda estão em tratamento de doenças que comprometem consideravelmente a sua imunidade. Em decorrência desta vacância esses postos de trabalho não vêm sendo repostos como deveriam.

Também precisamos valorizar os profissionais de saúde, respeitando-@s em todos os postos que ocupam: médicos, enfermagem, assistência, técnicos, administrativos, maqueiros, higienização, entre outros.

Neste momento é importante ressaltar que, apesar de toda a falta de cuidado e valorização,  os profissionais de Saúde estão dia e noite lutando pela defesa da vida dos pacientes, colocando todo saber e dedicação a serviço da recuperação dos que precisam desses cuidados.

Neste sentido, esses trabalhadorxs entendem que o reconhecimento necessário se traduz em condições adequadas de trabalho, tanto física, material e principalmente de respeito por parte da  gestão pública e privada  à  atividade  profissional na área da saúde, que está na linha de frente do combate a esta pandemia.

Ter aplausos neste momento, no mínimo nos revigora, mas o que de fato irá nos valorizar são ações práticas. Precisamos de medicamentos, insumos e EPIs.

Precisamos de ajuda, precisamos que os órgãos fiscalizadores estejam alertas, para que a gestão, além de garantir o atendimento da população, também garanta condições de trabalho aos profissionais de saúde.

É importante aproveitar este momento de crise sanitária, dialogando com o conjunto da sociedade brasileira sobre a imediata necessidade de implantar uma plataforma geral de medidas e ações de saúde que contenha os seguintes eixos:

Foto: tirada em 6 de março de 2020 mostra pessoal médico revendo um paciente com o coronavírus COVID-19 no Hospital da Cruz Vermelha em Wuhan, na província central de Hubei, na China (STR / AFP via Getty Images)

#PalmasparaoSUS.

#EudefendooSUS

#RevogaEC95

Trabalhador@s da Saúde da Resistência e Luta

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *