Search
Close this search box.

STF se curva ao mercado e dá aval para privatização de empresas públicas. Decisão permite ao governo vender as empresas subsidiárias de empresas públicas. Matéria do Sindbancários-ES, a seguir.

STF SE CURVA AO MERCADO PRIVADO E DÁ AVAL PARA PRIVATIZAÇÃO DE EMPRESAS PÚBLICAS

Na contramão da defesa do patrimônio dos brasileiros, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o governo federal a vender as subsidiárias das empresas públicas, como as loterias da Caixa, sem a prévia autorização do Congresso Nacional. A medida coloca em risco a entrega de pelo menos 94% do patrimônio do total das empresas estatais federais. A medida representa o verdadeiro esquartejamento das empresas públicas, como a Caixa, Petrobras e Banco do Brasil, e acarretará graves prejuízos para a população.

Com a entrega das subsidiárias para o setor privado, o governo perderá rentáveis fontes de recursos que hoje são destinados para as políticas públicas. As loterias administradas pela Caixa, por exemplo, arrecadaram quase R$ 14 bilhões em 2017. Desse total, cerca de 48% foram transferidos para programas nas áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública e saúde.

“Apesar do governo anunciar que 12 empresas públicas não serão privatizadas, essa decisão do STF já é o suficiente para desidratar as empresas e torna-las obsoletas. É preciso desconstruir a ideia de que as empresas públicas geram gastos. Pelo contrário, elas são altamente lucrativas e geram recursos para a  manutenção das políticas públicas de atendimento à população”, destaca a diretora do Sindibancários/ES, Rita Lima.

 

Fonte: http://www.bancarios-es.org.br/stf-se-curva-ao-mercado-privado-e-da-aval-para-privatizacao-de-empresas-publicas/

 

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *