Search
Close this search box.

Educadores do Pará (SINTEPP) garantem reajuste, mantém mobilização estadual e se preparam para a Greve Nacional da Educação (15/05) e a Greve Geral de 14 de junho. A seguir.

 

CATEGORIA GARANTE REAJUSTE E SE MANTÉM FIRME NA LUTA

Numa assembleia novamente lotada nossa categoria debateu as propostas apresentadas pelo governo e aprovou criticamente a assinatura do acordo.

Na proposta apresentada (VER AQUI) o governo apontou para um reajuste de 2% no vencimento base, para a inclusão no Plano Plurianual (PPA) do compromisso de pagamento do Piso Salarial Nacional, para a garantia de metade (50%) dos enquadramentos do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) em setembro de 2019 e a outra metade em 2020, e para um aumento no auxílio alimentação que deverá ser anunciado para todos os servidores públicos na próxima semana.

Mesmo considerando insatisfatório o reajuste proposto, nossa categoria demonstrou grande capacidade de leitura da realidade, e aprovou a proposta já se engajando em permanecer na luta por melhores condições de trabalho e remuneração.

Sendo assim, ficou definido que continuaremos lutando para avançar no pagamento do Piso, compromisso assumido em campanha pelo então candidato, hoje Governador Helder Barbalho. Isso significa que, mesmo aceitando a proposta, nossa categoria seguirá pressionando pela melhoria da proposta e por garantias permanentes de valorização. Em agosto, estaremos todas/os acompanhando a inclusão no PPA de nossas demandas, bem como, cobraremos a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 de um reajuste que aponte para o resgate de compromissos assumidos.

Nossa categoria aprovou também que buscaremos em Setembro, ocasião em que deverão ser feitas as avaliações financeiras e fiscais do estado, a possibilidade de completar o percentual do Piso 2019 (4,17%) que já passa a ser uma dívida do Governo Helder, embora toda a dívida anterior seja um direito nosso de receber, por se tratar de uma Lei Federal que foi solenemente descumprida pelo (réu) Jatene, e por ser este um compromisso de campanha, e de governo, assumido por Helder Barbalho. Na mesma ocasião, cobraremos o retroativo dos meses de  janeiro à abril/2019 em que não houve reajuste.

Para nós não é motivo de orgulho ser a única categoria a receber reajuste e a avançar pontualmente em outras pautas. Conquanto, sem dúvida nenhuma nossa categoria demonstra sua força e organização, e consegue este pequeno avanço, tendo em seu sindicato a garantia de permanência na resistência e luta contra os ataques à educação.

 

Leia abaixo os ENCAMINHAMENTOS da Assembleia de hoje, 6:

#Manutenção do Estado de Greve;

#Assinatura de acordo mantendo a mobilização permanente;

# Participação na GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E CONTRA OS CORTES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO dia 15 de maio (quarta-feira);

#Retomada da mesa de negociação na SEDUC para avançar nas pautas das Reformas das Escolas, Gestão Democrática, Jornada e Hora Atividade, Ed. Especial, Convênio FASEPA, Convênio SUSIPE, Escola de Tempo Integral, Ed. Tecnológica, SOME, etc;

# Inclusão das dívidas do piso de anos anteriores no PPA/LDO, e continuação de diálogo na mesa de negociação com o governo;

# Garantia de reivindicação da pauta de unificação do PCCR e garantia de participação da representação de Téc. em Educação e demais carreiras da Educação nas mesas de negociação;

# Manter a organização da mobilização nos grupos por escola, distrito e municípios;

AGENDA

15 de maio – GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO

8h – conc: Praça da República (Belém);

14 de junho – GREVE GERAL DOS TRABALHADORES (AS) BRASILEIROS (AS).

 

http://sintepp.org.br/2019/05/categoria-garante-reajuste-e-se-mantem-firme-na-luta/

 

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *