Search
Close this search box.

“De comunismo, só sobrou o Partido Comunista”. A afirmação é do presidente da CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China), empresário chinês Charles Tang.

A declaração faz parte de uma entrevista do empresário em que este procura mostrar as vantagens mútuas para o Brasil e a China no comércio bilateral e nos investimentos diretos chineses no Brasil, que, segundo ele, aumentaram ainda mais durante o governo Temer. Além de maior parceiro comercial do Brasil, a China é hoje o maior exportador de capitais para nosso país.

As declarações de Tang vem no sentido de contestar as afirmações dos atuais governantes do Brasil e seus gurus políticos e filosóficos que, a partir de uma visão anticomunista doentia, quer cortar ou reduzir fortemente as relações econômicas e políticas do Brasil com a potência asiática.

De fato, a China, hoje, além de um país capitalista, tem as características fundamentais de um país imperialista, se acordo com os conceitos básicos de imperialismo presentes nos clássicos e obras contemporâneas sobre a questão. E precisamos enfrentar toda a dominação econômica e política imperialista para superar nossa dependência estrutural crônica.

Mas isso significa romper com todo tipo de imperialismo e o capital monopolista em geral, e não o que pretende o entreguismo bolsonariano: bloquear a presença chinesa para facilitar uma maior penetração do imperialismo dos EUA.

 

“China só investe onde é bem-vinda; cuidado Brasil”, diz Câmara de Comércio.

“A China é hoje provavelmente o país mais capitalista do mundo”, afirma o brasileiro por opção. “De comunismo, só sobrou o Partido Comunista que lidera o governo”, afirma o empresário.

 

“A China só investe onde é bem-vinda. O Brasil precisa desses investimentos e deve ter muito cuidado, se isso continuar o país vai sofrer”. O alerta é do presidente da CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China), Charles Andrew Tang.

O empresário chinês, que mora no Brasil e se diz “brasileiro por opção”, faz o aviso em um momento do endurecimento do discurso anti-China entre apoiadores e membros do governo do presidente Jair Bolsonaro, por conta do viés “socialista” do sistema político vigente no país asiático e receio de espionagem. Nesta semana, causou ruído nas redes sociais a reação do escritor Olavo de Carvalho, considerado “guru” de Bolsonaro, a uma reportagem do UOL que revelou que uma comitiva de parlamentares do PSL, o partido do presidente, estava na China para conhecer tecnologias de reconhecimento facial, entre outros compromissos.

As críticas partiram principalmente de apoiadores de Olavo e parlamentares do PSL que não participam da viagem. O governo federal não se manifestou oficialmente até o momento. Alguns parlamentares afirmam que pretendem processar o escritor.

“Achava que o Brasil era uma democracia e um país livre, onde as pessoas podem viajar para qualquer lugar”, ironiza o presidente da CCIBC.

“Estamos acompanhando e sinceramente achei graça na discussão, um total descolamento da realidade sobre o que é a China, o que a China quer o que a China vai fazer. Tenho certeza que se esse senhor [Olavo de Carvalho] e o presidente Jair Bolsonaro visitassem a China, como estão fazendo os parlamentares que foram para lá, voltariam com outra visão do país”, afirma Tang. “O Brasil só tem a ganhar com uma aproximação cada vez maior.”

“A China é hoje provavelmente o país mais capitalista do mundo”, afirma o brasileiro por opção. “De comunismo, só sobrou o Partido Comunista que lidera o governo”, afirma o empresário.

Os brasileiros que são patriotas deveriam dar uma medalha para a China. Desde 2016, quando começou a pior crise na história do Brasil, chineses investiram cerca de US$ 20 bilhões ao ano. Os brasileiros estão com milhares de grandes obras de infraestrutura paradas e apodrecendo pela metade, e quem está se dispondo a assumir e terminar são empresários chineses.

Tang faz referência ao fundo comum criado em 2016 pelos governos de Brasil e China para investimento nas obras de infraestrutura inacabadas no país. Foram alocados US$ 20 bilhões, sendo 15 bilhões chineses e cinco bilhões brasileiros. A China é o maior parceiro comercial do Brasil, à frente dos Estados Unidos, da União Europeia e de países árabes. A balança comercial entre os dois países tem saldo positivo para o Brasil.

O executivo reforça o alerta: “O Brasil já é um lugar difícil de se investir, um ambiente de negócios burocrático, travado e hostil ao empresário estrangeiro. A gente [os brasileiros] tem medo de investimento estrangeiro e já não é lá muito fácil trazer dinheiro para cá. Só faltava uma desconfiança, uma má vontade, um problema a mais. Se aqui começar a ficar muito hostil, os empresários chineses vão levar o dinheiro deles para outro lugar, paciência.”

 

“Não mandamos soldados a outros países, mandamos empresários”.

a opinião do presidente da CCIBC, é um erro a estratégia declarada do novo governo brasileiro de tentar uma aproximação maior com o governo norte-americano. “Os Estados Unidos são concorrentes comerciais do Brasil na maioria das áreas. A China não, são economias complementares e parceiras”, afirma.

A opção do governo brasileiro, de declaradamente apoiar e se aproximar de Donald Trump [presidente dos Estados Unidos], um bufão visto com desconfiança por todo o mundo e que provavelmente sofrerá um processo de impeachment este ano, não me parece ser muito inteligente e nem do interesse dos brasileiros.

“Nós não mandamos soldados a outros países para fazer nossos interesses, mandamos empresários”, afirma Tang, em clara crítica ao militarismo dos norte-americanos. “Temos uma abordagem diferente e acreditamos que para nós ganharmos, os outros não precisam perder, fazemos parcerias de ganha-ganha. É só ver o que está acontecendo na África, os investimentos chineses estão mudando a cara do continente depois de séculos de exploração e estagnação. A China não quer comprar o Brasil.”

 

Espionagem

Sobre o receio de tecnologias chinesas possam ser usadas para espionar os brasileiros e fazer coleta de dados para o governo chinês, Tang afirma que não há fundamento. “Para começar, equipamentos de informática críticos são usados no Brasil há muitos anos, nas antenas… Se esse receio fosse verdade é algo que já estaria acontecendo. É só pegar um especialista e periciar os equipamentos chineses para ver se isso acontece, não tem segredo”, afirma.

Se o Brasil fosse os Estados Unidos ou a Rússia, podia até ter sentido. Mas a China não tem interesse nas informações sobre a população, e as informações críticas do país, como pré-sal e outros recursos, não vão ser roubadas por um sistema de câmeras”.

 

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/01/19/china-so-investe-onde-e-bem-vinda-cuidado-brasil-diz-camara-de-comercio.htm

 

Compartilhe nas Redes

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *