Search
Close this search box.

Por Jorge Almeida*.

Sabe quando foi a maior Greve Geral da história? Onde?

Em 8 e 9 de janeiro de 2019, cerca de 200 milhões de trabalhadoras e trabalhadores entraram em Greve Geral na Índia, convocados unitariamente por 10 Centrais Sindicais. Foi a maior Greve geral da história do capitalismo.

A Greve Geral Nacional (Bharat Bandh) envolveu o setor público e privado, incluindo a indústria, comércio, setor de serviços, agricultura, ferrovias, transporte rodoviário, transporte público, eletricitários, mineiros, bancos, escritórios, hospitais, escolas (professores e estudantes), comunicações e trabalhadores rurais.

Grandes e combativas manifestações ocuparam as ruas e paralisaram as grandes e muitas da médias pequenas cidades das diversas regiões do país, bloqueando ruas e estradas.

O motivo foram as mais recentes medidas do governo de direita do Primeiro Ministro Narendra Modi de atacar os direitos dos trabalhadores e restringir a liberdade de organização sindical, alterando uma lei de 1926.

Estiveram também na pauta de reivindicações a luta contra a carestia, aumentos salariais, contra as privatizações, o desemprego e o subemprego e direitos previdenciários, e defesa das empresas públicas,

As manifestações sofreram repressão violenta, inclusive com a prisão de diversas lideranças.

Em 2016 já tinha ocorrido outra Greve Geral, igualmente na Índia, que também tinha sido considerada a maior da história, envolvendo cerca de 150 milhões de trabalhadores.

Ademais, a greve deverá repercutir politicamente pois ocorreu quatro meses antes das eleições gerais que ocorrerão em maio.

Esta greve é mais um exemplo de que, diante da ofensiva conservadora dos capitalistas e seus estados, a resistência popular continua ativa em todos os continentes.

Com informações de Morning Star, Asia News e Peoples Dispatch

*Jorge Almeida é professor de Ciência Política da UFBA

Compartilhe nas Redes

0 resposta

  1. A SOLUÇÃO DA QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS, POLÍTICOS E SOCIAIS PERANTE O PRIMADO DO TRABALHO É CONQUISTADA COM A PARALISAÇÃO GERAL DA FORÇA DE TRABALHO DE TODA A NAÇÃO. = UM MARCO NA HISTÓRIA HUMANA DOS DIREITOS, POLÍTICOS E SOCIAIS – DE UMA FORMA E MODO EXEMPLAR QUE PODE E DEVE SER SEGUINDO TANTO NO ORIENTE, ASSIM COMO NO OCIDENTE. VAMOS AMPLIAR E EXPANDIR O CONHECIMENTO DESTE FATO E MARCO HISTÓRICO. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *