Notícias

Singela homenagem da APS/PSOL ao Professor Antonio Candido

“O que se pensa ser a face humana do capitalismo é o que o socialismo arrancou dele com suor, lágrimas e sangue.” Ação Popular Socialista (APS/PSOL) vem a público trazer esta singela homenagem

ao professor, crítico literário e pensador da cultura brasileira Antonio Candido, cuja longa vida agora se finda, mas que nos deixa o legado de uma obra e existência militante que formou e ainda ilumina muitas gerações de professores e pensadores de cultura e Letras entrelaçadas de História e lutas.

Antonio Candido foi o militante socialista que na década de 80 fundou o Partido dos Trabalhadores e também o acadêmico que criou o curso de Teoria Literária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Não vai nenhuma contradição na vida acadêmica e militante. Como o mestre nos ensina em Literatura e Sociedade, a dimensão social é interna à dimensão estética, como parte constituinte das inquietações e expressões de arte que humanizam a nossa existência, em nossos anseios militantes de transformação social.

Da longa e admirável obra de pensador da cultura que nos lega o Professor Antonio Candido, entre muitas lições, sobressai a generosidade de sua visão do discurso literário como construção de uma sociedade em que pulsam os movimentos da história humana em suas contradições e lutas. Em uma época em que predominam as extremas especializações, visões fragmentárias e jargões impenetráveis, Antonio Candido era o último da cepa dos grandes pensadores da cultura, que, ao contrário da pressão atual pela superespecialização e publicações aligeiradas com ares de sofisticação, combinavam uma erudição profunda e visão abrangente da cultura e sociedade com uma linguagem simples e clara, como Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr.

Vários entre os nossos militantes tiveram a felicidade de tangenciar em seus caminhos com Antonio Candido, que atuou na construção da política partidária (foi militante do PT até 2002), como pensador da cultura, crítico e professor de Letras. Por isso, nossos anseios se expressam nesta simples homenagem da Ação Popular Socialista a quem tanto contribuiu para o pensamento crítico da cultura brasileira e da classe trabalhadora.

Antonio Candido, presente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: