Notícias

#Freixo50: é possível mudar

Vamos juntos eleger Marcelo Freixo prefeito da cidade do Rio de Janeiro. É hora de mostrar que mudar #ÉPossível! #Freixo50. Coligação PSOL-PCB

Nosso objetivo é superar o atual modelo de cidade, baseado na destruição ambiental, na desigualdade social, na concentração de riqueza, no patrimonialismo, no racismo, no machismo, na homo/lesbo/bi/transfobia e no fundamentalismo religioso.

O presente documento apresenta uma plataforma de ações, ampla e transversal às políticas setoriais, para garantir a participação popular, promover a justiça socioambiental e defender as liberdades daqueles que são oprimidos em razão de sua classe, gênero, raça, idade, sexualidade, religião, corpo ou cultura.

Acreditamos, assim, que outra cidade é possível! Desde a década de 1960 a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. Hoje o país está entre os mais urbanizados do mundo, com em torno de 80% dos habitantes morando nas cerca de 5,5 mil cidades brasileiras.

Contudo, nos últimos anos, as questões relacionadas à cidade ganharam ainda mais importância: a partir de 2008, pela primeira vez na história, a população urbana do mundo ultrapassa a rural. Vivemos os primeiros anos da Era da Cidade. E a transição é mais drástica nos países do hemisfério Sul: nas próximas décadas, suas cidades devem absorver cerca de 95% do aumento populacional do planeta. A vida urbana tende a se precarizar ainda mais, agravando antigos problemas e gerando novas tensões. Por isso, o nosso futuro passa pelas ruelas, avenidas, subúrbios, condomínios e favelas dessas cidades.

Neste sentido, o Rio de Janeiro é emblemático por ter se transformado em um laboratório da cidade-negócio, em que o serviço público vira mercadoria e o planejamento municipal é submetido aos interesses de um pequeno grupo de corporações: o objetivo é converter o espaço urbano em uma arena de oportunidades de negócios, onde o lucro está acima do bem-estar da maioria da população.

Com isso o direito à cidade é negado para a maior parte dos cariocas. E isso se reflete nos indicadores sociais. Veja o programa completo em: https://drive.google.com/file/d/0BxudcFRqOVDobi0yTzR1c1djbVBkbkZWemJ6cVpqb1pOU3Vv/view

Site: http://www.marcelofreixo.com.br/

Face: https://www.facebook.com/MarceloFreixoPsol/?fref=ts

1 comentário em #Freixo50: é possível mudar

  1. IRACILDA TRAVASSOS DE MENEZES // 12 de outubro de 2016 às 21:01 // Responder

    Sim é possivel que nós cariocas conquistarmos o direito de ser idoso com 60 anos como em todo Brasil e não pagarmos a passagem no transporte público

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: