Notícias

Fernando Carneiro apresenta o projeto Escola Livre, na luta pela escola sem mordaça

O vereador Fernando Carneiro apresentou nesta semana o projeto de lei Escola Livre, que pretende garantir

as escolas de Belém sejam um espaço de democracia e produção de conhecimento, que respeite a diversidade, onde o pensamento não seja cerceado por qualquer tipo de censura. Nesse sentido, é uma luta propositiva contra o famigerado projeto “Escola sem partido”, conhecido como a lei da mordaça nas escolas, que tramita no Senado Federal sob número PLS 193/1016, de autoria do Senador Magno Malta. Esse mesmo projeto também foi proposto em várias assembleias legislativas e câmaras de vereadores em todo o país, em uma ação conjugada de grupos de direita, com tendências fascistas.

Enquanto a lei da mordaça nas escolas pretende alterar a LDB em vigor para estabelecer a censura nas aulas, o projeto Escola Livre, de Fernando Carneiro, pretende justamente assegurar a liberdade para o pensamento crítico. O projeto de Fernando Carneiro assegura que a escola possa ser um espaço democrático que garanta a diversidade, sem preconceitos nem opressões, capaz de formar pessoas que possam lutar por um mundo mais justo. Uma educação emancipadora é justamente  contrário do que pretendem os autores do projeto de lei da mordaça nas escolas.

Algumas pessoas confundem o objetivo do PLS 193, pois esse projeto ficou conhecido como “escola sem partido”, por interesse daqueles que atribuem aulas críticas à política partidária. O que pretende o projeto de Fernando Carneiro é assegurar a liberdade do professor para elaborar, selecionar e programar seus conteúdos pedagógicos, sem interferência de uma censura que se afigura inconstitucional (o projeto está sendo contestado no STF por uma ADIN) e não contribui para formação crítica dos estudantes.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: