Nota da Ação Popular Socialista – APS/PSOL sobre as mobilizações golpistas.
A escalada do golpismo e do bolsonarismo é inaceitável. Os atos de ontem (08/01) em Brasília e em algumas outras cidades são mais uma demonstração de que a extrema-direita não vai retroceder pelo diálogo e pelo convencimento. Com fascista não se negocia, o fascismo se combate. Sempre soubemos disso.
Há muito que estes atos estavam anunciados e é nítida a conivência dos serviços de segurança pública do Distrito Federal (DF) e das Forças Armadas com os acampamentos golpistas em torno dos quartéis. A conivência da Polícia Militar do DF com os golpistas deve ser investigada e seus responsáveis, por ação ou omissão, devem ser punidos nos termos da lei.
A situação é grave em todo o país, mas no DF é mais grave ainda. A exoneração do Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e mesmo o afastamento provisório de Ibaneis Rocha (MDB) são insuficientes, por isso o PSOL/DF entrará com um pedido de impeachment contra o Governador do DF. Além de punir os participantes é preciso chegar aos financiadores e mentores desses atos. Não há a menor possibilidade de concertação, perdão ou anistia ao golpismo.
Se é verdade que há pouco espaço para a consolidação de um golpe de estado, também é verdade que há um movimento organizado nacionalmente que dá a direção política às hordas que se encastelaram na frente dos quartéis Brasil afora. Essas células, que certamente envolvem deputados, senadores e empresários, precisam ser desmanteladas imediatamente. Essa é uma tarefa inadiável dos governadores, especialmente dos que estão na base de apoio do Governo Lula, e das suas respectivas forças de segurança pública.
Mas sempre caberá ao povo organizado a tarefa mais importante: deter o bolsonarismo e as hordas fascistas nas lutas e nas ruas. Por isso a APS/PSOL está, desde o início, participando da organização e realização dos atos de hoje (09/01). Nossos militantes estarão onde sempre estiveram: na linha de frente da luta pelos direitos democráticos de nosso povo e contra os golpistas.
É obvio que a luta não se encerra hoje, precisamos seguir mobilizados e avançando na organização e unidade de ação de todos, todas e todes que se levantam contra a tirania. É fundamental avançar na punição exemplar dos golpistas. Sem isso, a limitada democracia brasileira estará em sério risco.
SEM ANISTIA! Pela investigação, desmantelamento e punição de Bolsonaro e dos golpistas!
Fora Ibaneis! Impeachment, investigação e punição imediata.
Organizar Mobilizações Permanentes das forças populares e democráticas em defesa dos direitos sociais e democráticos do povo
Coordenação Nacional da APS/PSOL.