Search
Close this search box.

Resolução da CNAPS em 05 de novembro de 2022

Ação Popular Socialista – APS/PSOL

Considerando que:

Levando em consideração os aspectos acima elencados, a CNAPS resolve:

  1. Lutar pela garantia da posse de Lula e contra as manifestações com caráter golpista agora e durante seu mandato. Com o povo organizado e nas ruas.
  2. Contra participação do PSOL no governo e na própria comissão de transição.
  3. Apoio às medidas que sejam favoráveis aos direitos do povo, às liberdades democráticas e à soberania nacional.
  4. Defender os direitos sociais que não foram destruídos, lutar para retomar os direitos perdidos, além de disputar medidas emergenciais de combate à fome, ao desemprego e ao sucateamento dos serviços públicos, especialmente nas áreas da saúde, educação e segurança alimentar.
  5. Combater eventuais quebras de direitos, a procrastinação da revogação de privatizações e reformas antipopulares e antinacionais realizadas pelos governos anteriores. Lutar por um amplo “revogaço” de todas as decisões antipopulares dos últimos governos, elencando prioridades de curto e médio prazos.
  6. Lutar pela investigação e punição de Bolsonaro, seus parentes e aliados por todos os diversos crimes que cometeram.
  7. Atualização e reapresentação da nossa Plataforma Emergencial para disputar no movimento de massas e na institucionalidade estatal.
  8. Ir ajustando nossa posição diante do novo governo de acordo com o seu andamento.
  9. Realizar nos coletivos sindical, juventude, mulheres, negros e negras, popular e outros um debate acerca de como atuaremos nos movimentos sociais frente a esse novo cenário. Aqui se trata da realização de debates sobre nossos espaços de articulação e ação política.
  10. Manter a defesa e propaganda do programa democrático e popular, anti-imperialista, antimonopolista, antilatifundiário, democrático radical, ecossocialista e contra todas as opressões, sob a hegemonia dos trabalhadores e rumo ao socialismo.

CNAPS, 05 de novembro de 2022

Coordenação Nacional da Ação Popular Socialista – APS/PSOL

Compartilhe nas Redes

4 respostas

  1. Parabéns, muito sensato. O Psol não pode perder a identidade de partido socialista 💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾

  2. A posição da APS está clara. Agora se a posição do campo majoritário do Psol decidir ocupar cargo neste govêrno, como será tratado pela corrente?

  3. Excelente! Bóra pressionar pra tirar Lemann, Itaú, Natura e correlatos das decisões da pasta da Educação. É preciso revelar para a população, os interesses por trás dos discursos de “filantropos”.

  4. • Eu diria a eleição de Lula, e não sua vitória, porque esta pertence ao povo brasileiro, e como ela lhe foi tomada acaba sendo sempre creditada a alguém diferente da gente. Algum super-herói.
    • Independentemente do resultado de qualquer eleição pública aquela ou aquele que esteve no processo de disputa nunca perde, ao contrário o povo que vota, que elege, ele até não ganhou.
    • É claro que o fato do Lula haver sido eleito significa muito para a retomada do processo democrático no país, como para a América Latina e países de outros continentes que vivem subjugados e anseiam por dignidade.
    • Não apenas necessitaremos estar a postos para assegurar a posse do Lula, como deveremos lhe garantir a governabilidade. Para tanto, precisamos por em pratica o exercício de cidadania plena, ou seja, estarmos permanentemente atentos aos atos e proposituras políticas do governo, não dando qualquer espaço as forças opositoras.
    • A partir de agora todos os governos deverão ser nossos e não mais da burguesia sanguinária. A população precisará entender que nós é deveremos dar os direcionamentos, tanto no âmbito dos executivos quanto dos legislativos. Sem nos descuidarmos dos judiciários, impondo que seus/as pares atuem com a devida imparcialidade.
    • É verdade que a eleição do Lula “gerou uma sensação de alívio e esperança em parte expressiva do povo trabalhador”, até a atmosfera já readquiriu sua leveza. Mas ainda é cedo para relaxarmos. Muito ainda há que ser feito por nós.
    • Não deveremos nos contentar mais apenas com cervejinha e picanhazinha, queremos sim comer, beber, passear, ler, viajar, trabalhar, praticar esportes , frequentar e fazer cinema, teatro e televisão. Todos e todas deveremo estar aptos/as a ocupar todo e qualquer espaço de poder. Isto deve valer para o povo preto, indígena e branco.
    • Quanto ao fato de que o futuro governo Lula “não será de esquerda” não resta qualquer dúvida. Mas um dia, que não seja muito distante, chegaremos lá. Nós que garantimos a eleição do Lula, temos que garantir tanto sua posse quanto o exercício de todo o mandato. Para tanto teremos que estar organizados para influirmos nas ações que se desenrolarão mediante todo o processo de conciliação visando não permitir que que a hegemonia do capital financeiro, nem da elite política da direita burguesa tradicional.
    • Devemos ter em mente que haveremos de ter dificuldades para conscientizar a classe trabalhadora quanto a necessidade de que ela esteja prontamente organizada e se faça presente para se impor a classe exploradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *