Search
Close this search box.

Aderindo aos ajustes neoliberais e a uma governabilidade subordinada ao capital, Rui Costa e o PT concluem o transformismo político iniciado nos anos 90 e mais delineado no governo Lula da Silva. Por Eliziário Andrade, a seguir.

PARA QUEM O GOVERNO RUI E O PT QUEREM APROVAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

Por Eliziário Andrade*

 

Aderindo aos imperativos dos ajustes neoliberais do capital em nome  de uma governabilidade subordinada a conciliação de classes,  Rui e o PT concluem o transformismo político que teve início desde os anos 90; delineando-se de forma mais clara já no primeiro mandato do governo Lula.

Na atual conjuntura política em que a extrema direita toma o controle das instituições, particularmente do Estado para por em marcha reformas ultraliberais exigidas pelo capital financeiro internacional e o conjunto das frações burguesas, o PT na Bahia aliado a estes mesmos interesses econômicos e políticos,  deixa claro para quem deseja fazer a reforma da previdência já realizada no âmbito federal pelo governo neofascista de Bolsonaro.

A linha política reacionária, conservadora e de direita dessas reformas que estão sendo impostas na Bahia, no plano macroeconômico e de sua lógica, nada se diferencia do conteúdo naquilo que Bolsonaro está implantando no país. Pois o objetivo é o mesmo que busca maximizar a exploração e espoliação dos trabalhadores com redução violenta da renda, da fragilidade completa do trabalho, dos direitos sociais conquistados em décadas através de lutas e sacrifícios da maioria dos que produzem a riqueza do país. Neste sentido, os ajustes econômicos e sociais de Rui se configuram como uma ação da luta de classe, e ele como já escolheu o seu lado, se põe na trincheira dos poderosos e de um Estado que cumpre a função de salvaguardar, acima de tudo e de todos os interesses e vantagens do capital em uma ordem burguesa em crise.

Seguindo a trajetória histórica de traição que a socialdemocracia mais clássica  e os “sociais-liberais” (PT) tem cometido, o governo Rui em nome da contabilidade do Estado a fim de colocá-lo em condições de cumprir com seus compromissos financeiros, mente descaradamente e de forma cínica para a população ao justificar sua reforma como algo necessário e lógico. Quando, em verdade, omite que a alternativa encontrada para sanear as contas do estado obedece a uma política de favorecimento ao capital, livrando-o de qualquer penalização ou custos. Essa atitude está em inteira conformidade com a política de conciliação de classe em detrimento dos interesses daqueles que vivem do trabalho. Essa é a verdadeira razão das reformas do governo Rui e do PT, contra as quais devemos lutar e resistir.

* Eliziario Andrade é professor da UNEB

_____________________________________________________

Os artigos assinados não representam necessariamente a posição do site

Mais sobre o governo Rui Costa em:

Genocídio e eleições em Salvador

Solidariedade aos Sem Teto e ao deputado Hilton Coelho

De que lado está o governo Rui Costa e o PT?

Governador Rui Costa (PT) manda PM reprimir Sem Teto e deputado Hilton Coelho (PSOL)

 

Compartilhe nas Redes

3 respostas

  1. ao elaborar críticas de forma generica – e ampla – a aps dificulta um entendimento para sobrevivência no campo de oposição “ao que está aí” – psol constitui um balaio de gatos auto-nomeados esquerdistas e ‘comunistas’ em uma cúpula em ambiente estudantil sem contato – e divorciado – com ‘a base’ com o povão (salvo o periodo vesperal eleitoral) – o pt tem muitos pecados o pt errou muito – e vai continuar cometendo ? erros – rui costa é mais uma evidência apenas – é a nossa política humana – é muito fácil apontar erros em quem trabalha em quem luta realiza constrói faz ou tenta fazer- creia que os erros não são estatutários – o fiscal o vestal que faça uma abordagem construtiva – mes mais aps etc são compostos por indivíduos e por uma base una e coletiva – já é hora de pensar na legenda e eleger um edil um prefeito – se arrastar com um vereador conseguir promove-lo a estadual já passou – e um prefeito sem base política vai fazer qual política? – ‘compra’ a base como lula – não ‘compra como Collor e jânio – – aps está fazendo (errado) a política do Ciro – Ciro tem dinheiro e vive incomodando sem ser incomodado – a política da aps é construtiva para a aps? – vão em frente –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *