Moção de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro, sobretudo do povo geraizeiro do cerrado baiano, que resiste há 40 anos contra o latifúndio e a monocultura imposta por meio da grilagem. Moção da APS/PSOL, a seguir.
Moção de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro
Moção de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro, sobretudo do povo geraizeiro do cerrado baiano, que nos últimos 40 anos resiste e luta contra o latifúndio e a monocultura imposta por meio da grilagem de seus territórios e pelo desmatamento do principal espaço de estoque de água da Bacia Hidrográfica do São Francisco: o Aquífero Urucuia.
A Ação Popular Socialista/PSOL reconhece o povo dos gerais do Urucuia como uma vanguarda democrática e popular, em defesa da soberania nacional, por meio de suas lutas pelo território e pelas águas.
Levantes populares, como o ocorrido em Correntina- BA, são exemplos de resistência e luta para enfrentar a maior ameaça do povo e o próprio cerrado: o MATOPIBA.
Criado em 2015 no Governo Dilma (PT), o MATOPIBA está sendo retroalimentado no Governo Bolsonaro (ex PSL, sem Partido) para consolidar o latifúndio monopolista e predatório.
Aproveitamos também para repudiar o Governo Rui Costa (PT/BA), por criminalizar o povo geraizeiro, que luta para garantir os seus territórios e para preservar o cerrado e suas águas.
#resistencia.