Search
Close this search box.

Compartilhando sentimentos, reanimando nosso espírito de lutas: a morte de Fidel Castro e o dever revolucionário.

Nós, da Ação Popular Socialista, APS, corrente comunista do Partido Socialismo e Liberdade e que atua nos movimentos sociais, que luta por uma sociedade em que sejam abolidas as divisões de classes e as estruturas de coerção política, além do fim das opressões étnicas, raciais, etárias, de gênero, de orientação sexual, vem expressar através das falas de nossxs valorosxs camaradas militantes e dirigentes, nosso sentimento diante do falecimento do Comandante Em Chefe das Forças Revolucionárias Camarada Fidel Castro, neste dia 25 de novembro de 2016.
Nestas frases e pequenos textos, repercutimos nosso sentimento diante do fato histórico e compartilhamos nosso desejo para construir um presente e um futuro onde sejamos capazes de contribuir com a transformação de corações e mentes, tendo como referência o legado de Fidel Castro para a esquerda mundial.
Ousando Lutar, Venceremos!

VivaFidel!
Viva a história!! (Davi Leite, BA)

?Como Voy , Camilo
Vás bien Fidel !
Viva o poeta da política.
As quatro letras de várias gerações,
O amor ao povo extremado nas armas !
Playa Gyron é Fidel derrotando a pátria imperialista !
Baia dos Porcos , Fidel dando risadas!
Guantánamo, o crucifixo dos derrotados, na Ilha que transborda solidariedade!
Cumpriu a missão de milhões de homens e mulheres juntos !
Sempre ereto, sempre Fidel !
A História lhe honrará eternamente.
A humanidade chora um pedaço do humanismo que se vai !
Vás bien Fidel ! (Eliziário, BA)

São mais de seis séculos de resistência Latino-Americana! E Fidel contribui com boa parte dos seus anos de vida para a esperança e a crença na Revolução não morresse. Agora essa tarefa é nossa! (Carol, BA.)

Estou vendo a morte de Fidel com tristeza, mas com esperança. Que nosso luto seja vivido nos preparativos da transformação que queremos! Fidel é sal e luz! (Cristapuia, PA)

O povo chora a morte de seu líder comunista Fidel Castro. Mas seu legado libertário ficará nas mentes e corações de todos lutadores, que lutam e sonham com um mundo de mulheres e homens livres. Viva Fidel, presente hoje e sempre. (Carlão. ES)

Bem aventurado. (Monica Brito, PA)

(Luis Papa, BA)

O tempo leva os corpos, não os sonhos. (Rogério, BA)

Fumar um e brindar! (Marcela, BA)

Perdemos o mito, Comandante Fidel partiu para encontrar-se com seu companheiro Comandante Che. Viva a Revolução Cubana, Vivas ao Cmte. Fidel.
Comandante Fidel, presente!
Comandante Fidel, presente!
Comandante Fidel, presente! (Williams, PA)

A minha geração de lutadores deve muito a esse herói. À frente da pequena Cuba resistiu desde 1959 contra todos tipo de preconceito e conservadorismo mundiais e sobretudo contra o brutal bloqueio norte americano. Ele é realmente nosso mito. Viva Cuba! Viva a Revolução! Viva Chê! (Brice, ES)

Hoje não falo apenas da vida(um dia acaba), mais sim da História(que é eterna).
Há 7 anos, eu estava na fila de um banco e fui abordada por um casal que me pediu para ler a mensagem que estava em minha camisa, após a leitura se afastaram ficaram no celular, após 5 minutos eles voltaram e me disserem que foram pesquisar em um site internacional ligado à ONU e ficaram surpresos com a veracidade da informação(que estava em minha camisa). E disserem que se um Ditador consegue que em seu país a saúde e educação sejam as únicas prioridades este merece todo o respeito.
“Milhões de crianças no mundo são analfabetas, nenhuma é Cubana” (Rosa, PA)

Fidel é símbolo da resistência. A sua luta contra o imperialismo marcou a história da América Latina no século XX. A sua intransigência frente as desigualdades sociais fez da pequena ilha cubana referência na educação, saúde e esporte. A sua ousadia em enfrentar os EUA garantiu a soberania nacional mesmo com o vergonhoso bloqueio estadunidense e as inúmeras tentativas de invasão e assassinato. Fidel estará sempre presente nos corações e nas mentes daqueles que lutam contra todas as formas de exploração e opressão. (Chico, BA)

Diremos sempre, Fidel, presente. (Ronaldo Naziazeno)

Reconhecemos que o regime cubano cometeu muitos erros, como a burocratização de dirigentes, a restrição à liberdade de crítica, o personalismo e a homofobia. São desvios de um sistema que não obliteram as conquistas inegáveis para o povo cubano, ainda mais se considerarmos os ataques diretos do Imperialismo, tão poderoso e próximo, e o isolamento de Cuba provocado pelo criminoso bloqueio comercial dos EUA. Os desvios de um regime isolado são consideráveis, mas a superação heroica do povo cubano motiva a esquerda socialista no mundo todo.

A Revolução Cubana e a comovente resistência de seu povo seguirão fortalecendo e inspirando os ideais revolucionários de todos aqueles que continuam tendo o socialismo como horizonte estratégico. Como um catalizador simbólico das vitórias da Revolução, Fidel Castro merece todas as homenagens e o nosso luto. (Magda Furtado RJ)

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *