Search
Close this search box.

 

Não vai ter PEC, vai ter luta! Esse é o grito que vai tomar conta de Brasília dia 29, quando diversas entidades, em especial da educação, vão ocupar as ruas contra a PEC 55, antiga 241, que está programada para ser votada
em primeiro turno no Senado Federal.
As entidades da educação, como ANDES, SINASEFE, FASUBRA, CNTE, UNE, UBES, ANEL, e centrais como CSP Conlutas, CUT e Intersindical, entre outras, estarão mobilizando suas entidades e estruturas para um grande ato e mobilizações diante e dentro do Congresso Nacional. Na vanguarda do movimento contra a PEC 55, as ocupações estudantis estarão compondo as caravanas dos estados através das entidades do movimento.

A Proposta de Emenda Constitucional 55 já passou por duas votações na Câmara Federal, onde recebeu a denominação de PEC 241 e teve ritos acelerados e simplificados em relação ao que seria esperado para uma emenda constitucional desta amplitude. A caravana vai sair dos estados até dia 28, para estar em atividades desde a manhã do dia 29. A votação da PEC pode varar a madrugada do dia 29 para dia 30, portanto vai ser um dia intenso para os ativistas.  A votação do segundo turno está prevista para o dia 13 de dezembro.

As reuniões de preparação da caravana têm tido ativa participação de entidades do movimento estudantil que estão intensificando as ocupações de escolas e universidades federais e estaduais por todo o país. Há uma campanha de arrecadação de fundos para bancar uma forte participação dos estudantes, além da parceria com o movimento sindical, que deve ceder vagas em ônibus e ajuda para que um grande número de estudantes possa de fato ocupar Brasília no dia da votação da PEC no Senado. O setor da educação federal, já em greve, certamente será o maior contingente a engrossar essa caravana contra a chamada PEC da Morte, que atinge em cheio a educação pública nos próximos 20 anos, inviabilizando até mesmo as modestas metas do PNE em vigor.

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *